O que é nacionalidade espanhola?


É o vínculo jurídico que une a pessoa ao Estado e tem a dupla vertente de ser um direito fundamental e constituir o estatuto jurídico das pessoas. Por meio dessa relação, o indivíduo goza de direitos que pode exigir da organização estatal a que pertence e esta, em contrapartida, pode impor-lhe o cumprimento de uma série de obrigações e deveres.

A nacionalidade espanhola é adquirida, preservada e perdida de acordo com as disposições da lei. 

Como conseguir a nacionalidade espanhola por residência?


Uma das formas de obter a nacionalidade é por residência, o que requer a residência da pessoa na Espanha por 10 anos legalmente, contínua e imediatamente antes do pedido. MAS para os brasileiros esse prazo cai para 2 ANOS. 


E existem casos em que o período de residência exigido para solicitar a nacionalidade espanhola é reduzido; estes são: 

Ainda tem dúvidas sobre como conseguir a sua nacionalidade espanhola? Contrate uma consultoria particular com advogada Haila. Clique abaixo para conhecer o serviço.

Consultoria Particular da advogada Haila Fonseca

  • Cinco anos: para a concessão da nacionalidade espanhola às pessoas que obtiveram o estatuto de refugiado. 
  • Dois anos: para nacionais de países ibero-americanos, Andorra, Filipinas, Guiné Equatorial, Portugal ou pessoas de origem sefardita. 
  • Um ano:
    • Quem nasceu em território espanhol. 
    • Qualquer pessoa que tenha sido legalmente sujeita a tutela (sob a supervisão de um tutor), guarda ou lar substituto (lar substituto que permite a redução da residência legal para um ano é aquela em que há resolução da entidade pública que tem em cada território confiado a protecção de menores e acolhimentos reconhecidos judicialmente) de um cidadão ou instituição espanhola durante dois anos consecutivos, mesmo que continuem nesta situação no momento do pedido. 
    • Qualquer pessoa que, no momento do pedido, esteja casada com um espanhol há um ano e não esteja separada legal ou de facto. 
    • O viúvo ou viúva de espanhol ou espanhol, se no momento da morte do cônjuge não estivessem separados, de fato ou judicialmente. 
    • Os nascidos fora da Espanha de pai ou mãe (também nascidos fora da Espanha), avô ou avó, desde que todos sejam de origem espanhola. 


Além disso, o interessado deve demonstrar boa conduta cívica e um grau suficiente de integração na sociedade espanhola.


Ainda tem alguma dúvida sobre como solicitar a nacionalidade espanhola por residência? Utilize o formulário abaixo para falar diretamente com a advogada Haila e tirar suas dúvidas antes de contratar o serviço de consultoria particular:

    Fonte: Haila Fonseca (advogada brasileira residente na Espanha)