Se mudar de país não é uma tarefa fácil. Como qualquer outra grande mudança, exige muito esforço, desapego e planejamento.

Então se você quer saber como morar na Espanha legalmente, veja com atenção este artigo e o vídeo abaixo. Neles daremos 3 passos básicos pra você realizar esse sonho sem passar por dor de cabeça.

Como morar na Espanha legalmente: 3 passos

I. Definições iniciais

Antes de mais nada é preciso ter muita clareza de quais são as possibilidades. Se você quer vir legalmente, basicamente são 2 possibilidades: ou você tem cidadania ou vai precisar de um visto.

No caso de precisar de um visto, você também precisa conhecer as possibilidades. As mais comuns são o visto de estudante, que é o nosso, e o visto de trabalho. 

Sobre o de estudante já gravamos um vídeo sobre isso. Na verdade, dois vídeos: um sobre o visto de estudante e outro sobre o visto de familiar de estudante. Vamos deixar aqui embaixo e sugerimos que você dê uma olhada.

Estes são, na nossa opinião, os vistos mais simples de se conseguir, mas isso não quer dizer que a burocracia é simples, então fica de olho que já já falaremos disso. Já o visto de trabalho, você só consegue obter se já tiver um contrato de trabalho. É um pouco mais difícil mas não é impossível.

E por falar em trabalho, nós lançamos um e-book gratuito te dando várias ideias incríveis pra você ganhar dinheiro de qualquer lugar do mundo. É só clicar e baixar de graça:

E-BOOK GRÁTIS: 4 ideias incríveis para trabalhar em qualquer lugar

Tendo definido essa etapa inicial, é hora de definir a cidade, como vai se manter, qual curso vai fazer no caso de estudante e outros detalhes básicos que você vai precisar ter definidos antes de ir pra próxima etapa.

II. Vencendo a burocracia

Depois das definições iniciais, é hora de colocar a mão na massa pra tirar passaporte e separar toda a documentação que vai precisar pra tirar seu visto, passar na imigração, fazer matrícula em universidade etc.

Isso vai variar de acordo com cada caso, mas geralmente envolve, apostilamento e tradução de documentos, homologação de títulos, comprovação de meios econômicos, contratação de seguro saúde etc.

Essa sem dúvida é a parte que as pessoas mais travam. E nessa hora que muita gente acaba ou desistindo ou contratando alguém pra ajudar, algum tipo de assessoria. Mas afinal de contas, precisa contratar assessoria ou dá pra fazer por conta própria? 

Nós conseguimos fazer tudo sem assessoria, mas sem dúvidas foi difícil, sempre achávamos que estava faltando algo, que tinha algo errado. A insegurança era ainda maior.

A gente também conhece gente que contratou assessoria e não deu muito certo. Tem gente por aí que cobra uma nota preta pra ficar dando informação desencontrada e acaba atrapalhando ao invés de ajudar.

E antes de partirmos para o último passo, temos um recadinho. Como muita gente tem nos procurado pra pedir ajuda nesses processos, resolvemos oferecer aqui no Morar na Espanha alguns serviços. Então se você tem essa vontade de vir pra Espanha mas tá se sentindo inseguro ou com dúvidas, dá uma olhadinha aqui nesse link que podemos te ajudar:

CHEGA DE QUEBRAR A CABEÇA

ESTAMOS À DISPOSIÇÃO PRA TE AJUDAR COM DICAS, INFORMAÇÕES E TODO O SUPORTE QUE PRECISAR.

III. Definições finais

Apesar do nome, não deixe pro final. Enquanto a parte burocrática está em andamento, é hora de definir onde morar, conta em banco, telefone e outros detalhes. Afinal, você não quer chegar aqui na Espanha totalmente perdido, desorientado, sem casa, sem telefone e sem dinheiro, né?

A gente acabou quebrando a cabeça por não ter nenhum tipo de orientação com relação a isso. Pra ter uma noção, tivemos até que processar operadora de telefone e passamos por algumas dificuldades pra conseguir finalmente alugar uma casa do jeito que a gente queria.

E esse nosso novo site a gente fez pensando em te ajudar também nessa reta final, então fique de olho que sempre teremos novidades aqui pra tornar sua jornada mais tranquila.

Se tiver alguma dificuldade, conte com a gente. Conheça o nosso serviço de Consultoria Particular e não fique quebrando a cabeça.

Ahhh… e se inscreva em nosso canal do YouTube para não perder este e nenhum outro conteúdo. E não se esqueça de seguir a gente também no Instagram e no Facebook.

Sucesso no planejamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *