Você que pensa em fazer graduação na Espanha, mas especificamente na USAL (Universidade de Salamanca) esse artigo foi feito pra você!
A Universidade de Salamanca é a mais antiga e uma das melhores instituições de ensino da Espanha. Fundada em 1218 pelo Rei Alfonso IX, é uma instituição de ensino pública e um dos principais destinos acadêmicos da Europa.
Só quem viveu em Salamanca pode descrever a beleza que é a cidade. Com suas cores, seus encantos e sua beleza, consegue agradar a todos que passam por ela. E além de ser famosa por sua beleza e seu encanto, Salamanca também é muito famosa por ser uma cidade universitária. Mais da metade da economia da cidade gira em torno dos estudantes.
Veja agora algumas informações importantes pra você que também tem interesse em estudar na universidade:
- Bolsas de estudo para estudar na Espanha:
É necessário estar atento aos tipos de bolsas disponíveis, aos prazos de cada uma e a cobertura de cada uma. O melhor prazo para buscar bolsas de estudo é de janeiro a maio, já que o ano letivo na Espanha começa a partir de setembro. Os dois melhores sites de busca são: Becas Santander (bolsas para muitas universidades em muitos países), Fundación Carolina (bolsas a nível nacional).
- Documentos básicos de entrada para estudar na Universidade de Salamanca:
– Passaporte;
– Histórico escolar (ensino médio);
– Grade curricular com notas (universidade);
– Ementas das disciplinas cursadas;
– Carta de motivação/recomendação (opcional);
– Certificado de espanhol (opcional dependendo da universidade e do processo).
- Sistema de ensino da Espanha:
Ano letivo de setembro a junho divididos em quadrimestres (Setembro – dezembro; Fevereiro – maio, sendo janeiro e junho mês de provas). Existe um período de recesso no período de Natal e Ano Novo (geralmente de 10 dias) e na Semana Santa.
As férias oficiais são no período do verão (Julho e agosto).
- Sistema de avaliação da USAL:
Geralmente são quatro meses exclusivos de aulas teóricas e práticas com todo o conteúdo das disciplinas, com uma única prova ao final desse período, englobando todos os assuntos abordados nos meses anteriores (prova “ordinária”).
Caso o aluno não aprove a primeira prova, existe uma segunda oportunidade para aprovar a disciplina, como uma espécie de recuperação (prova “extratordinária”).
As provas podem ser do tipo escrita ou tipo teste, sendo esse segundo o mais tradicional para a maioria das disciplinas que não envolvem cálculos.
Nas provas tipo teste, o ensino espanhol aplica um tipo de penalização que se pode ver como uma precaução “anti-chute” . Nesse estilo de pontuação, a cada resposta incorreta é descontado uma porcentagem da pontuação, por exemplo: cada resposta errada penaliza 0,33 pontos na contagem geral, o que quer dizer que a cada 3 perguntas respondidas incorretamente, perde-se uma pergunta respondida corretamente (por perder aprox. 1 ponto).
- Pagamento :
Os preços variam bastante de curso pra curso, se você tem alguma situação financeira especial ou alguma ajuda do governo.
A média de preço dos cursos está nos 1000 euros ANUAIS. O aluno pode escolher pagar a taxa de uma vez no ato da matrícula, ou pagar em parcelas de até 6 vezes.
O pagamento pode ser feito através de boletos emitidos pela própria USAL ou por automatização bancária (como se fosse uma assinatura programada, desconta o dinheiro quando chega a data de pagamento.