Diferença entre solicitar uma homologação e solicitar uma equivalência
A diferença principal, é que se solicita a homologação para aquelas profissões que são reguladas na Espanha, ou seja, profissões que existem uma lei que regulamenta o exercício da mesma no País. Já a equivalência, são profissões que não existe uma lei que regulamenta a mesma na Espanha.
Um exemplo para que você entenda um pouco essa diferença:
para se homologar por exemplo, um diploma de médico, psicólogo, advogado, engenheiro, essas profissões são reguladas na Espanha e dentro da lei de cada profissão se estabelece um requisito para que aquele profissional possa execer na Espanha, por exemplo, um médico brasileiro que queira homologar seu título na Espanha, caso queira trabalhar na administração pública, depois de solicitar a homologação do título, normalmente não se homologa todas as matérias, existe uma homologação parcial.
O ministério da educação vai dizer quais são as matérias e as que não forem homologadas, precisa pagar na Universidade da cidade.
Uma vez concluída essa etapa, o médico que queira trabalhar no setor público da Espanha, necessita fazer o MIR (exame especifico para médico) ele vai creditar uma vaga para ser residente em um hospital, sendo que essa residência é obrigatória.
Ainda tem dúvidas sobre homologar seu diploma na Espanha? Contrate uma consultoria particular com advogada Haila. Clique abaixo para conhecer o serviço.
Consultoria Particular da advogada Haila Fonseca
Depois do exame MIR, precisa entrar no colégio profissional de médicos para depois poder exercer. E nesse colégio precisa pagar uma mensalidade.
Já se o médico não quiser trabalhar no setor público, não necessita fazer o exame MIR, homologa o diploma, se inscreve no colégio profissional de médico e já está habilitado para trabalhar.
Outro exemplo é o advogado, formado em bacharel, após solicitar a homologação do titulo, um prazo depois recebe uma resolução das matérias que foram homologadas.
Normalmente homologa somente o primeiro ano, mas não é impossível. É um trabalho que requer estudo e tempo, mas é possível. Normalmente são 4 anos para pagar as matérias.
Cada faculdade tem sua própria regra. Um exemplo é o curso de direito na USAL (Universidade de Salamanca), onde não existe uma prova especial para os estrangeiros, tem que entrar dentro da prova dos estudantes normais, e isso dificulta bastante.
Um dica que deixamos aqui para você é que busque por universidades que ofereçam uma prova específica para o estrangeiro.
Já a equivalência é mais simples que a homologação de diploma na Espanha, é mais ou menos as mesmas documentações que precisa apresentar ( histórico escolar, guia acadêmico – onde consta matérias, carga horaria e notas – e título) . É mais simples na segunda etapa, na parte mais prática. Depois que saiu a homologação pode trabalhar. E é um custo mais baixo.
Exemplos de profissões não regulamentadas: cursos profissionalizantes (técnico de enfermagem, técnico de informática…)
Dentro da equivalência existe um tipo que é para os estudantes que cursaram a metade do curso, e querem vim na graduação , estudar na Espanha. Para isso precisam fazer a equivalência de matérias, não do diploma.
Qual o prazo para homologar título
Para escritório de advocacia normalmente o prazo varia de 6 a um ano e meio. Esse prazo é desde o dia que apresenta a solicitação, antes disso tem todo um trabalho . É importante saber o prazo, pois existem pessoas que querem ir apara a Espanha já com a profissão aprovada, é bom saber para se organizar. Uma imigração organizada faz toda diferença.
Quais direitos ao se homologar ensino médio e graduação na Espanha
Para quem homologa o diploma do ensino médio na Espanha, terá o direito de fazer a prova do vestibular e também o direito a se inscrever e matricular no curso profissionalizante.
Para quem homologa o diploma de graduação na Espanha terá o direito de trabalhar, sempre observando as exigências de cada profissão.
Uma informação importante: o trâmite de homologação do diploma de graduação não dá o direito de ter um visto de trabalho. São assuntos diferentes, para isso, você necessita fazer outro trâmite.
Ainda tem alguma dúvida sobre homologarção de diploma na Espanha? Utilize o formulário abaixo para falar diretamente com a advogada Haila e tirar suas dúvidas antes de contratar o serviço de consultoria particular